COMO TER SUCESSO EM UMA ENTREVISTA DE EMPREGO!

05052015152449trabalhandoComo ter sucesso em uma entrevista de emprego!

Tenho uma entrevista de emprego, e agora como me sair bem nessa?

Sabemos que a entrevista de emprego é algo desconfortável para o candidato, mas você sabia que existem dicas para tornar esse momento menos tenso? Confira:

1. Cuidado com sua vestimenta. Pode ser motivo para atrair olhares e chamar atenção para o negativo. Para mulheres, roupas justas, decotadas ou curtas, acessórios barulhentos (pulseiras) ou exagerados, cores e estampas fluorescentes, e para homens, barba por fazer, bermuda e chinelo, podem detonar sua imagem. A aparência conta e muito para uma boa primeira impressão. Nesse momento causar um bom marketing pessoal, somam pontinhos extras.

2. Chegada antecipada na empresa – é importante estar 15 minutos antes da hora marcada para a entrevista, justamente para conhecer o ambiente no qual tudo é novidade (os móveis, o toque do telefone na recepção, os ruídos, as pessoas circulando…) é natural sentir essa curiosidade quando estamos num ambiente nunca visto, neste caso os 15 minutos fará você se familiarizar com este ambiente, deixando-o mais calmo para a entrevista. Procure não chegar antes desse tempo, poderá se tornar cansativo e seu nível de ansiedade aumentar muito.

3. Ter informações da empresa na qual irá se apresentar como candidato, ajuda-o na hora da entrevista. Acesse o site da empresa, converse com alguém que trabalha ou trabalhou na mesma, para conhecer um pouco dos costumes e da cultura dessa organização. Isso facilitará no seu comportamento, enquanto o recrutador realiza uma breve apresentação você já conhecera parte dessas informações e assim ganhará tempo para se adaptar melhor ao novo ambiente para qual você entrou – a sala de entrevistas.

4. Conheça a si mesmo – procure fazer uma reflexão sobre as perguntas e testes já realizados com você em outras entrevistas, pense na melhor resposta, mas cuidado para não dar respostas “decoradas”, seriam muitos pontos negativos caso isso ocorresse. Por exemplo, sempre me perguntam para falar sobre eu mesma, aquela perguntinha: “Quem é você?” Ou ainda, “Diga-me 3 pontos fortes e 3 pontos a melhorar em você?” A ideia é você pensar nessas respostas antes mesmo de chegar na entrevista, assim ganhará tempo em responder e sairá uma resposta que realmente você gostaria de falar a seu respeito. Mãos à obra, lembre-se de perguntas que sempre fazem para você, e prepare-se.

5. Nunca faça comentários negativos de alguém ou da empresa anterior – Não é o momento de “lavar a roupa suja” guarde esses comentários com você, desabafe com outras pessoas em outras oportunidades, mas nunca numa entrevista de emprego, do contrário acabaria com tudo o que já conquistou até o momento e com o seu marketing pessoal, e para completar, suas chances de conquistar a vaga diminuíram consideravelmente.

6. Faça bom uso das “palavrinhas mágicas”, aquelas que quando éramos crianças os nossos pais e professores nos cobravam: bom dia/boa tarde, por favor, obrigado (a), e entre outras.

7. E ao finalizar uma entrevista, sinta-se à vontade em questionar o que não lhe ficou esclarecido. Nunca fique com dúvidas sobre a vaga, afinal, a entrevista serve para ambas as partes se conhecerem. Frases como: “você não irá se decepcionar ao me contratar”, “tenho certeza que sou a pessoa que você está procurando para essa vaga”, frases desse tipo diminuem suas chances. O ideal seria agradecer pela oportunidade de lhe ter selecionado para entrevista, e finalizar com uma saudação positiva, considerando um belo sorriso.

Artigo por Franciele Dorow Christen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *